PERNAMBUCO COLONIAL.







Durante os anos de 1630 a 1645 Pernambuco viveu um período de muitos acontecimentos. Pleno desenvolvimento da economia açucareira e sobe dominação dos Holandeses, que destruíram sua capital que era em Olinda, uma época em que estava sendo criada uma nova cidade (vila), sobre rios e mares onde antes só havia águas cortando os manguezais. Que foi sendo coberto e aterrados para se tornar uma vila por volta de 1637, pensada e criada por um homem, não se sabe se antes de sua chegada, ou quando já estava aqui, cujo nome também foi: vila Mauricio ou a Maurist Stadt.
Devemos nos perguntar e até voltar no tempo pesquisando e talvez,quem sabe,criando idéias de como seria a vila durante a sua criação Imaginar como deve ter sido feito o sistema de aterro aonde seriam construídas as pontes e os prédios do governo, as prisões que muito eram usadas naquela época. A vila Mauricia passou a ser a sede do governo durante a capitania,que viria ser comparada com Veneza(França),chamado-a de :a Veneza de Brasilis,deixa-a depois de 17 anos,onde esteve por volta de 1637 à 1644,que passaria a ser dominada novamente pelos Portugueses.
Muitas coisas aconteceram nesse pedaço de terra que foi o centro da economia do Brasil colônia uma dessas coisas Foi à peste: um somatório de várias doenças que desgraçou os centros das duas cidades (e talvez o interior do estado), matando muita gente, do senhor de engenho ao mais pobre. Sabe-se que muitas dessas doenças chegaram através dos navios que atracavam no porto da cidade, vindo da África e da Europa. Mas também a história diz que a população do centro dessas cidades vivia de maneira muito anti-higiênica, acredita-se por não haver um sistema de esgoto mais bem desenvolvido e um lixão para se depositar toda sujeira que era criada pelo povo, que começava a chegar ao centro da cidade.
Imaginemos também como teria ficado o centro da cidade num momento onde se encontravam muitos corpos para serem enterrados devido a batalha para a expulsão dos Holandeses. A extração da cal nessa época com certeza deve ter sido muito grande, pois ele era usado nos locais onde eram enterrados os corpos (e olha que deve ter sido muitos),não sei se dos que estavam do lado Holandês ou Português.E então tudo recomeça de novo:os Portugueses a economia da cana de açúcar é retomada, o tráfico de escravos e a corrupção que de forma quase que legal existia ou era permitida,até hoje continua,só que agora é ilegal,mas sabemos o resultado.Não devemos esquecer de que há uma forma de criarmos um futuro melhor,que quando vir a ser passado,tenha uma melhor e positiva história a ser vista pelas próximas gerações.E essa forma é simples:Aprendemos com o passado para viver melhor o presente e para construirmos um futuro melhor ainda...