INDEPENDÊNCIA DA AUSTRÁLIA

Um Grande País Quase Deserto.


No dia 1 de Janeiro de 1901, as seis colônias Britânicas na Austrália se tornaram uma só Federação. A Independência da Austrália já tinha sido aprovada pela Rainha Vitória em julho de 1900 mas só foi oficializada durante uma cerimônia num parque de Sidney.
Era um grande pais- de aproximadamente 7.700.000 quilômetros quadrados, não muito menor que o Brasil- com uma população diminuta, 3,8 milhões de pessoas. Ou seja: havia um australiano a cada dois quilômetros quadrados.
Essa rarefação, contudo, não se refletia no espírito do novo país.  Havia coesão, apesar de os fortes vínculos com a grãn-Bretanha não terem deixado de existir, inclusive no caso de guerra. Embora a Austrália tivesse uma constituição própria – redigida à imagem e semelhança da dos estados Unidos – ela não previa um presidente eleito e si um primeiro ministro indicado por um governador – geral, representante da coroa Britânica. Os primeiros  foram respectivamente, Edmund Barton e Lorde Hopetoun. A indicação de Barton para primeiro – ministro era característica da relação relaxada entre metrópole e suas colônias: havia muito ele era o principal líder do movimento pela independência da Austrália. 
Fonte: Diário de Pernambuco, 8 de janeiro de 1999.